terça-feira, 14 de setembro de 2010

É ETNOCENTRISMO CRITICAR “CRIMES DE HONRA”?

De acordo com a teoria do relativismo cultural, uma ação é moralmente correta se for aprovada pela cultura de uma sociedade, ou seja, se for uma tradição praticada por quase toda a população ela é tida como normal por essa sociedade.

Visto por esse modo, a moralidade é sempre relativa, é sempre uma questão de ponto de vista. Não existe o certo e o errado, segundo esse pensamento, existe apenas o ponto de vista de cada cultura. Segundo os defensores dessa teoria, criticar qualquer costumes de outra sociedade é uma manifestação de intolerância e de etnocentrismo.

Mas, se é considerado preconceito ou etnocentrismo qualquer crítica aos costumes de outros povos, o que dizer sobre os “crimes de honra” praticados em diversos países, como na Turquia, como explica uma notícia abaixo: “Mata-te e limpa a nossa honra”, de Margarida S. Lopes (18/04/09).

«Na Turquia, está a aumentar o número de mulheres que se suicidam para "lavar a vergonha" das famílias. Fecham-nas num quarto e dão-lhes veneno para ratos, uma pistola ou uma corda. São três de muitas opções. Os crimes de "honra" continuam a um ritmo de "mais de 5000 por ano". São cometidos em comunidades religiosas e não religiosas. E entre as vítimas também há homens. (…)

Em Batman, já cognominada "cidade dos suicídios", no Sudeste da Anatólia (Turquia), Derya, de 17 anos, percebeu que tinha de pôr termo à vida quando recebeu no celular a seguinte mensagem, enviada por um tio: "Mata-te e limpa a nossa honra ou seremos nós a fazê-lo." O seu crime? Ter-se apaixonado por um rapaz que conhecera na escola.»

Criticar esta tradição constituirá realmente uma forma de intolerância e de desrespeito pela cultura da Turquia? Ou é possível criticar uma tradição sem que isso signifique desrespeito e desprezo pela cultura no seu todo?


VEJA A RESPOSTA DOS ALUNOS DO 1ºD DA ESCOLA ESTADUAL DE TUPI PAULISTA


“O etnocentrismo seria quando uma pessoa julga outra a partir de sua própria cultura, ou seja, todos nós somos etnocêntricos, todos já passamos por uma ocasião que não compreendemos o porque os outros agem ou pensam. Se na Turquia as pessoas se suicidam para ´lavar a vergonha das Família, é sinal que nesse país é normal para os habitantes que lá vivem.

Para nós isso pode ser meio estranho ou completamente esquisito, já que em nosso país isso não é normal, ou seja, é sim etnocentrismo, pois não compreendemos a situação deles.” (Tatiane - 1ºD – Cene)


“Não importa se os outros vão achar que isso é etnocêntrico ou não, o importante é os fazer perceberem que isso é errado, o quanto isso é cruel.

Acredito que isso é uma besteira, porque as pessoas se importam mais com a vergonha do família do que com a vida da filha ou sobrinha. Onde já se viu, uma pessoa se matar ou ser morta porque se apaixonou. Respeito todas as culturas, mas tirar a vida de alguém por isso já é demais.” (Taynara S. - 1ºD – Cene)

3 comentários:

  1. ESSA TAYNARA É UMA DAS MINHAS... RS...

    ATÉ O BESTEIRA Q EU GOSTO TANTO DE FALAR QUANDO ESTOU INDIGNADO COM ALGUMA SITUAÇÃO ELA USOU!!!RS... MENINA DE FUTURO ESSA AI!!!RS...

    ÓTIMO TEXTO ZULU!!! E FAÇO DAS PALAVRAS DA TAYNARA AS MINHAS PALAVRAS!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente Post... Parabéns hein pessoal...
    Quem é o dono do Blog???
    Parabéns, vamos mostrar que a educação pública não está as moscas e vamos encabeçar uma nova geração de pessoas inteligentes vindas de baixo e com consciência social. Só assim o país vai mudar...

    Quanto a matéria... Respeito toda e qualquer religião e ato, contanto que a pessoa faça isso por livre e espontânea opção, se ela quer se matar, vá em frente... Mas a partir do momento que você interfere na vida alheia, obrigando a tomar certas atitudes, aí já tem algo errado... Nenhuma honra lava-se com sangue... Existem muitas outras maneiras de se redimir diante da sociedade... Ação social é uma delas!

    Um tema para ser abordado e que dará muuuuito pano pra manga seria a pena de morte... Adoraria discutir esse tema!
    Grande abraço e parabéns novamente!!

    ResponderExcluir
  3. É o zulu o dono do BLog???

    Parabéns mano!! Tu cada vez me supreende mais!

    ResponderExcluir